Se pichação é crime, por que a polícia não prende os pichadores?

Postado em Atualizado em

pichacaoQuando eu estava indo para o aeroporto, antes de viajar aqui para Montevidéu, bati essa foto que vocês estão vendo ao lado. É um sobrado humilde no bairro da Mooca, onde uma vez eu vi dois velhinhos entrando com uma sacola de feira. Dá para notar que eles mandaram pintar as paredes e eu imagino a decepção dos dois diante das pichações.

Eu sei que pichadores existem no mundo inteiro e que, geralmente, eles ficam demarcando território. O problema é que São Paulo se tranformou numa cidade toda emporcalhada por esses sujeitos que deviam estar na cadeia ou limpando o que eles sujam durante a madrugada. Repito: pichar é crime. Existe uma lei que prevê prisão de um mês a um ano. Outra brincadeira.

Na Mooca, a mais nova mania é pichar a parte alta dos edifícios. Lembro de quando o zelador de um prédio da Avenida Paes de Barros percebeu que tinha sido enganado e chamou a polícia. Os policiais subiram até o último andar e, no escuro, atiraram. Dois pichadores foram mortos, as famílias apelaram para o pessoal dos Direitos Humanos e os policiais acabaram sendo processados, como se fosse certo os bandidos invadirem a casa dos outros.

Aqui em Montevidéu eu não vi pichações. Passei por paredes grafitadas, mas não pichadas. A cidade é dez vezes menor do que São Paulo, mas cem vezes mais educada do que a capital paulista, onde esses vândalos continuam à solta sem que a polícia faça nada. Quando eu penso que algumas pichações demoram mais de uma hora, vem à minha cabeça a desconfiança de que ou a polícia não está nas ruas ou então é conivente com os pichadores.

O pior é que eu não acredito no nosso próximo prefeito João Dória Júnior, que mais parece um menino mimado falante. Todos os dias ele anuncia alguma medida e, no dia seguinte, volta atrás. Vocês lembram do último debate na Globo, quando ele e a Marta Suplicy disseram que iam tomar providências contra os pichadores se fossem eleitos? Algumas horas depois o Monumento das Bandeiras, obra prima de Brecheret, num dos lugares mais movimentados da cidade, apareceu totalmente pichado.

É revoltante.

Deixe um comentário