Quem é o lobo mau?

Quando o assunto envolve Rússia, Ucrânia, EUA e Otan não adianta ficar procurando inocentes e culpados. Claro que o Putin passou a ser odiado no mundo inteiro, mas não pensem que o presidente Joe Biden é tão santinho.
A Rússia se tornou a vilã nessa história mal contada pelos americanos, que depois da II Guerra Mundial instalaram várias bases militares na Europa, mas não admitiram quando os russos colocaram seus mísseis em Cuba.
Depois que o Muro caiu, a dissolução da União Soviética foi o golpe que a Rússia nunca assimilou, tanto que o Putin procura uma saída para ficar menos vulnerável aos americanos. Nisso, é evidente, ele conta com o apoio da China.
Quem imagina que o perigo nuclear tenha terminado no acordo firmado entre o Bush pai e o soviético Gorbashev, em 1991, percebe agora que a guerra pode ficar bem menos fria depois de as duas potências terem se enfrentado tantas vezes, indiretamente, no Vietnã, no Afeganistão e nos países árabes.
A invasão da Ucrânia pelos russos criou essa onda imensa de refugiados, gente bonita e corada que é aceita de braços abertos na mesma Europa que sempre fechou os seus olhos para os imigrantes do norte da África. Que falsidade.