Eu não tinha pensado no velho coronavírus
Em meio a tantas notícias ruins sobre a pandemia, eu li uma declaração do médico Ricardo Palacios, diretor do Instituto Butantan, em que o pesquisador afirmou que as vacinas que estão sendo testadas podem controlar a doença, mas não o vírus.

Em outras palavras, quando a gente tiver uma vacina eficaz contra o coronavírus ela vai funcionar como a vacina contra a gripe, que previne, mas não acaba com o vírus Influenza.
O médico explicou: quando a pessoa vacinada contra a gripe fica gripada, essa gripe sempre vem com intensidade menor e raramente é letal. Isso vai acontecer quando a gente tiver uma vacina contra a Covid-19.
Uma frase do Dr. Palacios ficou na minha cabeça: “Nós teremos o coronavírus circulando durante o tempo todo de nossas vidas”. Ou seja, o que acontece com H1N1, dengue, febre amarela, HIV, caxumba, sarampo e catapora vai acontecer também com o coronavírus.
E pensar que o nosso Ministério da Saúde não tem nenhum médico. Pessoas como o Dr. Palacios estão soltas por aí, prontas a emprestarem o seu conhecimento. Mas o nosso presidente parece fazer de propósito ao escolher ministros malandros que ficam inventando pós-graduações e doutorados.
Que vergonha.