Enfim, uma boa notícia

Postado em

Pouca gente conhece a história maravilhosa do Instituto Butantan, fundado por médicos consagrados como o infectologista Adolfo Lutz, o imunologista Vital Brazil e o sanitarista Oswaldo Cruz. Em 1901, os dois últimos começaram a trabalhar numa vacina capaz de deter a peste bubônica no porto de Santos.

Butantan_

Enquanto combatia a peste, o instituto foi encarregado de desenvolver soros ofídicos para os cafeicultores (imigrantes italianos) que viviam picados pelas cobras venenosas em nossos cafezais. A fama de Vital Brazil correu o mundo.

Depois de quase destruída pela corrupção (sempre a maldita corrupção) e do incêndio na maior coleção do mundo de serpentes, escorpiões e aranhas, o Butantan ressurgiu com mais soros e com vacinas contra difeteria, tétano, hepatite B, raiva e a gripe influenza, que este ano teve a produção de 75 milhões de doses.

Agora, o instituto talvez tenha dado o passo mais importante da sua história ao se associar ao laboratório chinês Sinovac Biotech, que repassará para os cientistas brasileiros a tecnologia de uma vacina quase pronta contra a Covid-19.

Há alguns dias, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou o acordo e os testes com nove mil voluntários. No ano que vem, o SUS brasileiro talvez receba milhões dessas vacinas fabricadas aqui no Brasil.

Tomara.

Deixe um comentário