Acreditem: o Brasil ainda encanta os estrangeiros

Postado em

Quem volta ao Brasil depois de passar um mês na cidade suíça de Rolle (foto) se assusta ao conviver com os absurdos que continuam acontecendo no nosso país.

Rolle

Não que eu tenha ficado alheio às notícias, até porque lá a internet é muito melhor do que aqui, mas é diferente acompanhar de perto notícias como essa da juíza autorizar uma esteira ergométrica para o Lula em sua a cela especial, onde só falta um frigobar.

Ao chegar, eu senti dó do brasileiro. Essa história de os sem-teto pagarem aluguel em espaços invadidos por líderes de movimentos é tão ou mais absurda do que o prédio desabar numa zona central de São Paulo.

São inevitáveis as comparações. Na Suíça, o povo também paga imposto, mas recebe em troca serviços públicos de qualidade. A vida lá é cara, mas os salários são altos e a educação continua sendo a base de tudo.

A diferença maior: violência zero.

O que também me chocou foi constatar que os europeus, especialmente os portugueses que se multiplicam nos cantões suíços, têm vontade de conhecer o Brasil. Mesmo cientes de que as coisas não andam bem por aqui e que a violência impera nas grandes cidades, os seus olhos brilham quando o assunto é o nosso país.

Num certo dia, o garçom começou a contar o seu plano de vir ao Brasil e eu pensei comigo: esse sujeito vai entrar é no corredor da morte.

Deixe um comentário