Francisco Cuoco está caricato em Sol Nascente.
Tive a paciência de pesquisar e descobri que a Globo coloca no ar, diariamente, mais de 100 atores em suas quatro novelas. Nenhum deles, nem mesmo a garotada de Malhação, interpreta tão mal seus personagens como o Francisco Cuoco, o Gaetano de Sol Nascente.
Cuoco faz o papel do avô que veio da Itália e, por isso, tenta falar com sotaque italiano. Está um desastre. Não pesquisou, não fez o que os artistas chamam de laboratório. Apostou no seu taco e se machucou. A situação fica pior ainda quando ele contracena com a Aracy Balabanian, que está um espetáculo como a avó Geppina.
É impossível que nenhum diretor (e eles são muitos) perceba que o Cuoco está mal. Quando o Gaetano fica nervoso esquece que é italiano e começa a gritar em português. Por ser o mais veterano, talvez os diretores tenham receio de regravar as suas cenas.
Que os chefões Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso cobrem mais atenção e empenho dos seus diretores João Boltshauer, Bruno Martins e Felipe Louzada, para que eles não comprometam a obra de Walter Negrão, Suzana Pires e Júlio Fish, novela escrita com a ajuda de Jackie Vellego, Fausto Galvão e Sérgio Marques. É muita gente.