Técnico que nunca jogou futebol já conquistou título mundial?
Claro que é bobagem ficar discutindo se o craque sempre acaba se transformando num bom técnico de futebol. Se fosse assim, Pelé ganharia todos os títulos como treinador.
Tanto isso é verdade que o Falcão nunca se deu bem como técnico e o goleiro Leão acabou sendo esquecido nessa função, enquanto jogadores comuns (alguns até peladeiros) como Luxemburgo, Felipão, Dunga, Cuca e Tite se destacaram muito mais.
Alguns craques se deram bem na nova carreira, caso de Muricy, Zico e Zagallo. O mais novo campeão do Mundial da FIFA é um exemplo disso. Aos poucos, o francês Zidane vai deixando para trás técnicos como Ancelotti do Bayern, Luis Enrique do Barcelona e Pep Guardiola do Manchester City, três grandes ex-jogadores que não foram craques excepcionais como ele.
Meu pai sempre dizia que o Telê Santana tinha sido um ponta-direita fantástico e que ele não foi titular na Copa de 50 porque o Brasil tinha Friaça. Como técnico, o Telê bom de bola acabou ficando no meio termo: perdeu duas Copas do Mundo com a Seleção e ganhou dois títulos mundiais com o São Paulo.
Por uma grande ironia – e para desmentir qualquer regra – Carlos Alberto Parreira, Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira nunca jogaram futebol e foram campeões do mundo.
Vai entender.