Por que será que tem gente tão ignorante?
Não dá para entender como uma pessoa, por menos instrução que ela tenha, seja tão mal educada e faça questão de mostrar tanta ignorância.
O leitor pode estar pensando: mas o nosso povo não foi ensinado a ter educação. Em parte eu concordo e até cito o metrô de São Paulo como exemplo. Ele é relativamente limpo desde a sua inauguração em função de campanhas educativas e de muita fiscalização.
Mas, no geral, o povo brasileiro, com ou sem dinheiro, não tem mesmo educação. E o pior: extrapola quando parte para a zombaria. É assim na política, com tantos acusados na Lava Jato dizendo que não roubaram nada, e é assim no futebol, onde uma das torcidas organizadas do Corinthians entoou “Não é mole não… vocês vão cair como o Fernandão”, referindo-se ao ídolo do Internacional que morreu em 2014 na queda de um helicóptero.
A brincadeira foi de tanto mau gosto que enfureceu os torcedores gaúchos que estavam no Itaquerão e provocou uma onda de protestos nas redes sociais. Até os gremistas, inimigos mortais dos colorados, mostraram solidariedade ao Internacional.
O dicionário nos ensina que, ao agir com ignorância, o indivíduo toma atitudes sem conhecimento e, muitas vezes, de forma involuntária. Por outro lado, o próprio dicionário também define o ignorante como a pessoa que tem um comportamento incivilizado.
Pensando no que aconteceu no Itaquerão eu fico com a segunda definição.